terça-feira, 24 de julho de 2012

Conheça o Método PRINCE2!

INTRODUÇÃO


Este artigo apresenta alguns conceitos do PRINCE2™, um método desenvolvido pelo governo britânico em 1996 e que tem sido utilizado como padrão não só por aquele governo, como também pelo setor privado, em diversos países de todos os continentes.

O QUE É PRINCE2 ?

O PRINCE2™ ou Project In a Controlled Environment é um método não proprietário para gerenciamento de projetos, é baseado em oito processos os quais definem as atividades que serão executadas ao longo do cliclo de vida do projeto.

CONHEÇA SEUS PROCESSOS


  1. STARTING UP A PROJECT, é iniciado a partir da emissão de um documento denominado Project Mandate, que justifica a razão do projeto.
  2. DIRECTING A PROJECT, responsável por dar direcionamento ao projeto, formado por representantes do negócio, fornecedores e usuários.
  3. INITIATING A PROJECT, elaborar o plano que formará a baseline do projeto e que fará parte do Project Initiating Document.
  4. MANAGING A STAGE BOUNDARY, processo que é executado ao término de cada estágio.
  5. CONTROLLING A STAGE, controle e monitoramento dos estágios do projeto.
  6. MANAGING PRODUCT DELIVERY, garantir que os produtos planejados serão criados e entregues.
  7. PLANNING, auxiliar no desenvolvimento dos planos necessários ao projeto.
  8. CLOSING A PROJECT, realizar o fechamento controlado do projeto.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

  • Projetos controlados e organizados do início, meio e fim;
  • Regular revisão de progressos baseada nos planos e no business case;
  • Pontos de decisão flexíveis;
  • Gerenciamento efetivo de qualquer desvio do plano;
  • Envolvimento da gerência e das partes interessadas em momentos chave durante a vida do projeto;
  • Um bom canal de comunicação entre o time do projeto e o restante da organização.

PMBOK X PRINCE2

Ambos tem suas vantagens, há sinergia entre as duas abordagens, cabendo a você Gerente de Projetos decidir o que há de melhor em cada uma delas.


CERTIFICAÇÕES
  • PRINCE2 Foundation: o exame é composto por 75 questões de múltipla escolha, sendo que 5 questões não contam pontuação. Se acertar 50% da prova será aprovado, isto é, 35 questões. A prova tem duração de uma hora. Essa certificação não expira.
  • PRINCE2 Practitioner: o exame conta com 9 questões de múltipla escolha complexa, com 12 pontos por questão, totalizando 108 pontos possíveis. São necessários 54,63% de acerto para ser aprovado. A prova tem duração de 2h30min. O exame de re-certificação pode ser realizado no período entre 3 e 5 anos a contar da data da primeira certificação.


CONCLUSÃO

Escolha o que melhor se adapte a realidade de sua Organização, nós devemos estar sempre atentos aos novos movimentos. Algumas empresas tem contratado Gerentes de Projetos com exigência do domínio PRINCE2. Pode ser que este modelo também venha a ter participação da cultura brasileira no futuro bem próximo. Cabe a voce decidir. 

Espero que tenham gostado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário